Imprensa

  • 29 de Outubro de 2013  -   Geral    

    Rodrigo Bornholdt é o novo cônsul honorário da Alemanha em Joinville

    Rodrigo Bornholdt, sócio do escritório Bornholdt Advogados, foi nomeado o novo cônsul honorário da Alemanha em Joinville. O jantar oficial de cerimônia de posse aconteceu no dia 17 de outubro, às 19h30, na Sociedade Cultural Lírica.

    Rodrigo Bornholdt

    Até sua eleição como prefeito de Joinville, a  cadeira foi  ocupada pelo cônsul honorário Udo Döhler, que passou o cargo na presença do cônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann, durante um jantar reservado para empresários e autoridades. Na ocasião houve apresentações especiais da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, do Coral da Lírica, e também da pequena Sofia ao piano, filha de Rodrigo.

    Rodrigo Bornholdt recebendo o título das mãos do cônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann
     
    O cônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann
     
    O cônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann com o prefeito Udo Döhler
     
     
    O prefeito Udo Döhler (E), o cônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann e o advogado Rodrigo Bornholdt, novo cônsul honorário da Alemanha em Joinville
    Rodrigo Bornholdt com seu pai Max Bornholdt, o cônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann, sua mãe Eliane e o sobrinho
     
    Rodrigo Bornholdt (D) com a mulher Karla, a filha Sofia e ocônsul-geral da República Federal da Alemanha Stefan Traumann (E)
     
     
     
     
     

    Por meio de uma seleção detalhada, o título de cônsul honorário passa pela indicação do Consulado-Geral ao Ministério das Relações Exteriores Alemão. Em seguida, passa pela aprovação do presidente da Alemanha, que validou a nomeação de Rodrigo Bornholdt.

    Para as autoridades, Bornholdt está apto para o cargo, pois tem uma trajetória de carreira política e pública em Joinville. Além disso, tem o domínio do idioma alemão – um dos requisitos básicos do cargo. O resultado da avaliação é de que o advogado tem competência para representar a República Federal da Alemanha dentro de um âmbito regional, respeitando suas diretrizes pré-determinadas.

    Rodrigo Bornholdt diz que o reconhecimento do governo alemão representa um importante momento. “Trata-se de uma função estimulante e de grande responsabilidade. Ela se desdobra na representação da Alemanha em nossa região, na proteção dos direitos e interesses de cidadãos alemães no Brasil, bem como na colaboração com projetos que tornem ainda mais próximos o Brasil e a Alemanha”, comenta Bornholdt.

    Bornholdt é advogado formado pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Direito do Estado e Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como procurador-geral do Município de Joinville (Santa Catarina) na gestão de 1997 a 1998 e foi vice-prefeito de Joinville entre 2005 e 2008. É membro do IBDE – Instituto Brasileiro de Direito de Energia e secretário executivo da AMROY – Associação dos Municípios Excluídos do Rol de Recebedores de Royalties de Petróleo e Gás.

      Voltar