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Compartilhar já é uma tendência em vários setores. Contar com um escritório parceiro pode otimizar o tempo da sua equipe e disponibilizar um serviço especializado para o seu cliente
A Bornholdt Advogados está no mercado jurídico desde os anos 1970, quando seu sócio fundador, Max Bornholdt, começou a se destacar. Muitas transformações ocorreram nesse período: a máquina de datilografar com papel carbono deu lugar aos computadores; a internet e os mecanismos de busca aproximaram as pessoas; a inteligência artificial está revolucionando práticas rotineiras; e a advocacia 4.0 e a entrada das lawtechs mudaram a forma de trabalhar dos escritórios.
A partir de 1988, com a promulgação da Constituição Federal, o escritório conquistou expertise em Direito Tributário. Claro que, no início, a advocacia tinha aquele caráter bem artesanal, e o advogado de confiança era como o médico da família. A complexidade dos negócios e o grande fluxo de informação, porém, têm demandado um alto grau de especialização. Isso dificulta que o advogado de um pequeno ou médio escritório possa oferecer de tudo com qualidade.
Com o passar do tempo, a Bornholdt Advogados foi crescendo e outras especialidades foram incluídas. Em 2010, sentimos a necessidade de profissionalizar nossa atuação e fizemos o primeiro planejamento estratégico. Tínhamos algumas questões específicas: se deveríamos nos tornar um escritório full service, oferecendo vários serviços em diferentes áreas do Direito; ou se deveríamos manter o porte menor, sendo altamente especializados, um escritório boutique. Quais seriam os nossos clientes? Grandes empresas que remuneram por hora ou empresas pequenas e médias, com quem poderíamos participar da estratégia administrativa e econômica, auxiliando na solução de problemas e descoberta de oportunidades? Começamos a nos conhecer melhor. Identificamos nossos pontos fortes, oportunidades e os demais players. E assim passamos a construir uma gestão menos intuitiva e mais consistente.
O planejamento estratégico é muito valioso tanto para o advogado, cujo trabalho deve fazer sentido e ser estimulante, quanto para o seu negócio, que precisa ser lucrativo. A tentação de mudar a rota diante de um percalço ou de uma nova tendência pode ser grande. Imagine um advogado que atua em Direito Empresarial, mas não é especialista em Tributário. Seu cliente então o questiona a respeito de substituição tributária no ICMS. Deve ele atendê-lo, mesmo não conhecendo o assunto profundamente? Deve gastar horas de estudo e pesquisa para, ainda assim, ter apenas uma noção do tema? Deve atuar sem ter experiência?
A consistência das diretrizes estratégicas pode apontar outros caminhos. Em vez do medo de perder o cliente para um escritório maior ou especialista, a parceria de negócios pode ser uma ferramenta que realça a confiabilidade do serviço. Evita o erro e o dano à imagem do escritório. Compartilhar já é uma tendência em vários setores. Airbnb e Uber são bons exemplos. Esse conceito de cooperação também deve estar presente na atuação do advogado, para o bem do seu cliente e do seu negócio.
A Bornholdt Advogados tem um programa de parceria com advogad@s com o objetivo de unir expertises e garantir a melhor solução para os clientes. Se você quiser saber mais cadastre-se aqui
Karla Cecilia Adami
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